Dança dos Técnicos: confira como anda a movimentação na Europa



Rafa Benítez deve ser anunciado no Real Madrid

Muito se critica o futebol brasileiro pela grande rodagem de treinadores. Na Europa, não é diferente e para a próxima temporadas, várias devem ser as movimentações de técnicos. Pensando nisso, o Blog do Tigrão preparou uma matéria especial com as possíveis mudanças na Europa. Confira:

CARLO ANCELOTTI E REAL MADRID



Uma das notícias que pegaram muita gente de surpresa esta semana, foi a demissão do técnico italiano Carlo Ancelotti do Real Madrid e, agora, o comandante vive uma indefinição: se vai encarar um novo desafio ou ficará parado por uma temporada. Opções de futuro não faltam. As últimas informações colocam clubes como Milan, Manchester City e Liverpool atrás da contratação de Ancelotti.

Com a demissão de Ancelotti, o Real Madrid vai em busca de um novo técnico e já parece ter um preferido. Apesar de nomes como Jürgen Klopp, Unay Emery e Ernesto Valverde serem especulados, o espanhol Rafa Benítez, do Napoli, é o preferido da diretoria merengue. Nesta quinta-feira, o técnico anunciou a sua saída do Napoli e o destino deve ser mesmo o clube espanhol.

ALEMANHA


Na Alemanha, a movimentação de técnicos é grande. Antes mesmo do término da temporada, o Borussia Dortmund anunciou a saída de Jürgen Klopp e contratou Thomas Tuchel para substituí-lo. Aos 42 anos, Tuchel estava no Mainz e assinou contrato de três anos com o Borussia Dortmund.

Já quem está à procura de um novo comandante é o Schalke 04. O clube alemão demitiu Roberto Di Matteo e já está analisando possíveis substitutos. Um dos nomes que interessa bastante é o de Marc Wilmots, que faz um ótimo trabalho à frente da seleção da Bélgica. Wilmots já treinou o Schalke, interinamente, em 2003, e o que dificulta o retorno é a sua alta cláusula de rescisão, que está fixada em 1 milhão de euros.

Outro clube que busca treinador é o Eintracht Frankfurt, que anunciou a saída de Thomas Schaaf.

Por incrível que pareça, o badalado espanhol Pep Guardiola está balançando no cargo do Bayern de Munique e poderia ser demitido. Quem está de olho nessa possibilidade é o Manchester City, que espera convencer Guardiola a se mudar para a Inglaterra.

O Stuttgart trocou o holandês Huub Stevens pelo alemão Alexander Zorniger, que estava no Red Bull Leipzig, da segunda divisão alemã.

INGLATERRA

Na Inglaterra, o mercado de técnico não deve ser tão movimentado. Com Manchester United, Chelsea, Tottenham e Arsenal firme com seus comandantes, a expectativa é pelo novo técnico do Manchester City. A permanência do chileno Manuel Pellegrini parece nula e o clube inglês sonha com Pep Guardiola e Diego Simeone.

Sabendo da dificuldade de se contratar esses dois técnicos, a direção do City começa a priorizar outros nomes, como Carlo Ancelotti, recém demitido do Real Madrid e Unay Emery, do Sevilla. Informações da imprensa britânica asseguram negociações em andamento com ambos os treinadores.

Bielsa pode assumir o West Ham

Outro clube que está em busca de um novo técnico é o West Ham. O clube londrino, que garantiu vaga para a próxima edição da Liga Europa, anunciou a demissão de Sam Allardyce e procura um treinador mais renomado. Os Hammers chegaram a especular o italiano Carlo Ancelotti, porém, os nomes mais cogitados são os de Marcelo Bielsa, do Olympique de Marseille e Michael Laudrup, do Lekhiwa, do Qatar.

Quem também está sem um comandante é o Sunderland, que mesmo garantindo permanência na Premier League, anunciou a saída do holandês Dick Advocaat. Entre os alvos do Black Cats para substituir Advocaat está, Paul Clement (Real Madrid Castilla), Steve McClaren (Ex-Derby County) e David Moyes (Real Sociedad).

ITÁLIA

Campeão da Liga Europa com o Sevilla, Unay Emery é alvo do Milan

Na Itália, a mudança de técnicos pode ser intensa. O Milan, insatisfeito com Inzaghi, procurou o italiano Carlo Ancelotti, que não parece interessado em retorno ao clube rossonero. Sendo assim, aparecem outros nomes na mira do clube italiano, tais como Unay Emery, recém-campeão da Liga Europa com o Sevilla, Vicenzo Montella, da Fiorentina, Leonardo Jardim, do Monaco, Julen Lopotegui, do Porto e Jorge Jesus, do Benfica.

Já no Napoli, com a saída de Rafa Benítez, o clube napolitano deve ir atrás da contratação do sérvio Sinisa Mihajlovic, que fez um grande campeonato italiano à frente da Sampdoria. Marcelo Bielsa, do Olympique de Marseille também interessa.

Para fechar na Itália, a Sampdoria, que teme perder Mihajlovic, tentou a contratação de Marcelo Bielsa, do Olympique de Marseille, mas este recusou ir ao clube italiano. Sem Bielsa, o clube de Luigi Ferraris tem outras alternativas, como Maurizio Sarri, treinador do Empoli, Francesco Guidolin, ex-Udinese, Walter Zenga, sem clube e Paulo Sousa, do Basel, da Suíça.

FRANÇA


Na França, Paris Saint-Germain e Monaco parecem firme com seus técnicos, enquanto o Olympique de Marseille fica atento ao mercado em busca de um substituto para Marcelo Bielsa, que parece próximo de deixar o clube francês. Nesse sentido, alguns alvos aparecem na mira do clube de Marselha, como, por exemplo, Patrick Vieira, do Manchester City sub-21, Claudio Ranieri, ex-Monaco e Grécia, Walter Mazzarri, ex-Inter de Milão e Paco Jémez, do Rayo Vallecano.

Quem já anunciou mudança no comando técnico foi o LOSC Lille, que trouxe o francês Hervé Renard, atual campeão da Taça das Nações Africanas com a Costa do Marfim, para substituir René Girard.

PORTUGAL

Paulo Sousa apontado ao Porto

No Porto, apesar de já iniciar a montagem do time para a próxima temporada, Julen Lopotegui poderá estar de saída dos Dragões e um dos alvos do clube português é Paulo Sousa, do Basel, da Suíça. Um possível retorno de André Villas-Boas também não está descartado.

Com dificuldades para renovar com Jorge Jesus, que está na mira de Milan e Zenit, o Benfica poderia ter um novo treinador para a próxima temporada e um dos nomes que agradam é o de Rui Vitória, atual técnico do Vitória de Guimarães.

O Sporting é outro clube que também não tem uma definição sobre quem será o treinador para a próxima temporada. Marco Silva balança no cargo e os Leões começam a analisar o mercado em busca de um possível substituto. Muitos nomes têm sido especulados, como Jorge Jesus (Benfica), Rui Vitória (Vitória de Guimarães), Paulo Fonseca (Paços de Ferreira), Lito Vidigal (Sem Clube), Costinha (Sem Clube), Sérgio Conceição (Braga) e João de Deus (Sporting B).
Compartilhe no Google Plus