FUTUROS CRAQUES: Paco Alcácer, do Valencia - A nova esperança de gols da seleção espanhola


Na 15ª edição da coluna Futuros Craques, o protagonista é o jovem atacante Paco Alcácer, do Valencia. Confira:


FICHA TÉCNICA


Nome: Francisco Alcácer Garcia
Data de Nascimento: 30/08/1993 - 21 anos
Naturalidade: Torrent - Espanha
Altura: 183 cm
Peso: 76 kg
Posição: Atacante
Pé preferencial: Direito
Clubes: Valencia e Getafe
Contrato: Junho/2016
Valor de mercado: 12 milhões de euros
Jogos na carreira: 136
Gols na carreira: 50


Após o vexame na Copa do Mundo do Brasil, a seleção espanhola começa uma lenta renovação em sua equipe. Mas ao que tudo indica, a Fúria já tem um novo camisa 9 para 2018 na Rússia: o jovem atacante Paco Alcácer, do Valencia.

Em sua estreia pela seleção espanhola, o atacante marcou um dos gols na goleada sobre a Macedônia por 5 a 1. O jogador substituiu Diego Costa, que estava lesionado e impressionou o técnico Vicente Del Bosque.

CATEGORIAS DE BASE...

Paco Alcácer deu seus primeiros passos no modesto CD Monte-Sión Torrent, clube da região de Valencia e logo já foi para um clube maior da cidade, o Torrent FC, até ser descoberto pelo Valencia, onde passou por todas as categorias inferiores e em 2011 foi destaque no Valencia Mestalla, o time B, marcando 11 gols em 24 partidas.




Proposta do Barcelona.

Em 2011, quando Alcácer estava se destacando pelo Valencia Mestalla, o Barcelona fez uma investida para contratá-lo. O clube catalão ofereceu 3 milhões de euros, mas graças à cláusula de rescisão do jogador, fixada em 9 milhões de euros (na época), fez com que o Valencia conseguisse manter a sua jovem promessa.

Com medo de perder Alcácer, o Valencia tratou logo de renovar o seu contrato e aos 18 anos, o atacante assinou o seu primeiro contrato profissional, que o liga até junho de 2016, blindado com uma cláusula de rescisão fixada em 18 milhões de euros.

TIME PRINCIPAL:

Ainda na temporada 2010/2011, Paco Alcácer fez a sua estreia no time profissional do Valencia. Comandado por Unai Emery, Alcácer jogou os 90 minutos da partida contra o Logroñes, pela Copa do Rey, em que o Valencia venceu por 4 a 1.



Na temporada seguinte, 2011/2012, Alcácer participou da Pré-Temporada do Valencia e marcou seu primeiro gol pelo time espanhol no Troféu Naranja, na vitória sobre a Roma, no dia 12 de agosto de 2011. (veja o gol abaixo). Sem muito espaço no Valencia, o atacante só participou de três partidas em toda a temporada, jogando um total de apenas 37 minutos.

Primeiro gol de Alcácer pelo Valencia



Empréstimo ao Getafe


Apesar de contar com a confiança do então técnico do Valencia, Mauricio Pellegrino, a direção do Valencia preferiu contratar um atacante mais experiente, o paraguaio Nelson Valdez e acabou emprestando Alcácer ao Getafe, na temporada 2012/2013. Pelo clube madrilenho, Alcácer mostrou um bom rendimento, atuando em 24 partidas, com quatro gols marcados.


De volta pra ficar...

De volta ao Valencia, Paco Alcácer foi finalmente aproveitado. Com as saídas de Roberto Soldado e Nelson Valdez, Alcácer fez parte da equipe principal. Apesar de começar a temporada no banco de reservas, o atacante logo alcançou a titularidade e encerrou a temporada passada com números expressivos: 37 partidas, 14 gols e 3 assistências, se tornando o principal artilheiro do time.






O atacante se destacou principalmente na Liga Europa, onde foi um dos principais jogadores da campanha que levou o Valencia para as semifinais da competição. Em 11 partidas, Alcácer marcou 7 gols, sendo três deles nas quartas-de-final, na vitória sobre o Basel, da Suíça, por 5 a 0.

Atual temporada.

Apesar de ter contratado ótimos atacantes como Rodrigo e Alvaro Negredo, Paco Alcácer ainda é titular indiscutível do Valencia e já iniciou a temporada 2014/2015 a todo vapor. Na pré-temporada, Paco Alcácer marcou contra o Alianza Lima pela Copa Euroamerica e deixou a sua marca também no empate contra o Monaco, pela Emirates Cup e na vitória sobre o Milan, por 2 a 1, pelo Troféu Naranja.






Já em competições oficiais, Alcácer jogou as três primeiras partidas do Valencia pelo Campeonato Espanhol e marcou dois gols, mostrando que vai ser difícil tirar seu lugar na equipe principal.

SELEÇÃO

Paco Alcácer passou todas as seleções inferiores da Espanha, acumulando um total de 42 partidas e 29 gols: sub-16 (3 jogos), sub-17 (11 jogos, 14 gols), sub-18 (3,5), sub-19 (17,7), sub-20 (7,3) e sub-21 (1).


Pela seleção principal, como foi dito no início da matéria, Alcacer estreou com gol, na vitória sobre a Macedônia, por 5 a 1, pelas Eliminatórias da Eurocopa. (veja o gol abaixo).





INTERESSE DE GIGANTES:

Se em 2011, o atacante chamou a atenção do Barcelona, agora, em 2014, vivendo uma ótima fase na carreira, Paco Alcácer começa a ser especulado em grandes clubes da Europa.  Aos 21 anos, o atacante está na mira de Arsenal e Chelsea e deve se tornar um dos jogadores mais cobiçados da próxima janela de transferências.

Temendo novamente perdê-lo, o Valencia já inicia as conversações para uma renovação de contrato, para o aumento da cláusula de rescisão.

Gols e Lances de Alcacer na temporada 2013/2014


Compartilhe no Google Plus