ESPECIAL: Site elege os 25 maiores clássicos do futebol mundial; Fla-Flu é o único brasileiro

Especialista em fazer rankings, o site inglês "Bleacher Report", traz dessa vez a lista dos 25 maiores clássicos do futebol mundial. Segundo o levantamento feito pelo site, o clássico londrino Arsenal contra Tottenham é a maior rivalidade do mundo. E esse choque londrino acontecerá novamente neste sábado, às 13h30 pelo Campeonato Inglês.

Dos 25 clássicos, o único brasileiro é a rivalidade carioca Flamengo e Fluminense, o clássico Fla-Flu. Confira, o ranking completo:

25 - Benfica x Sporting (Portugal)


Com mais de 100 anos de história, a rivalidade da capital portuguesa começou em 1907, quando oito jogadores decidiram deixar o Benfica para jogarem no Sporting.

24 - CSKA Moscou x Lokomotiv Moscou (Rússia)

CSKA Moscow vs. Spartak Moscow (Moscow, Russia)

O "Main Moscow Derby" é considerado o maior jogo na Rússia e a rivalidade está presente desde 1922.

23 - Real Madrid x Atlético de Madrid (Espanha)

Real Madrid vs Atlético de Madrid (Madrid, Espanha)

Apesar da melhoria recente do Atlético e o clássico sendo mais reconhecido, o derby de Madri, entre Real e Atlético, só ocupa a 23ª posição no ranking.

22 - Al Ahly x Zemalek (Egito)

Al Ahly vs. Zamalek (Cairo, Egypt)

Os dois maiores clubes do Cairo, são também uns dos melhores de todo o continente africano, o que dá ao clássico egípcio entre Al Ahly e Zemalek toda uma expectativa quando se encontram.

21 - Liverpool x Everton (Inglaterra)

Liverpool vs Everton (Liverpool, Inglaterra)

A história que começou em 1892 terá um novo capítulo neste sábado. Os últimos confrontos já não têm sido tão emocionantes, o que deu o título de "Derby Amistoso". No entanto, é sempre uma rivalidade história, principalmente nas arquibancadas.

20 - Schalke x Borussia Dortmund (Alemanha)

Schalke vs. Borussia Dortmund (Ruhr, Germany)

O derby da região do Ruhr, na Alemanha, é um dos maiores do país. Um fato que chamou a atenção, foi que em 2008, a torcida do Borussia Dortmund fez uma enorme comemoração pelo fato do Schalke não conquistar a Bundesliga há 50 anos.

19 - Milan x Inter de Milão (Itália)

AC Milan vs Inter (Milão, Itália)

O clássico de Milão é um dos clássicos que toda a Europa para pra assistir. Os jogos entre rossoneros e nerazzurris têm grande importância na Itália e no Mundo. Outro fator que deixa o clássico interessante, é o fato do estádio ser neutro, já que ambos jogam no San Siro. Ou melhor o Milan, joga no San Siro, a Inter, no Giuseppe Meazza. Só muda o nome.

18 - Olympiakos x Panathinaikos (Grécia)

Olympiakos vs. Panathinaikos (Athens, Greece)

Chamado de "Derby dos eternos inimigos", o clássico grego entre Olympiakos e Panathinaikos há uma rivalidade enorme e a torcida sempre quer deixar claro que um não gosta do outro. O clássico grego é tão forte, que não se limita apenas ao futebol, mas também no basquete, vôlei e outros esportes coletivos.

17 - Steaua Bucaresti x Dinamo Bucaresti (Romênia)

Steaua Bucareste vs Dinamo Bucareste (Bucareste, Roménia)

Um dos muitos clássicos apelidados de o "Eterno Derby", o confronto entre os principais clubes da Romênia, atingiu seu ápice no fim da década de 80, quando o Steaua foi campeão da Liga dos Campeões em 1986 e dois anos depois, o Dínamo chegou à semifinal da competição. O clássico se expande também para o rugby, handebol e pólo-aquático.

16 - Roma x Lazio (Itália)

Roma vs. Lazio (Rome, Italy)

O derby da capital italiana, que tem inclusive fatores políticos, é muitas vezes marcado pela violência nas arquibancadas e às vezes até com episódios racistas,

15 - Partizan Belgrado x Estrela Vermelha (Sérvia)

Partizan Belgrado contra o Estrela Vermelha de Belgrado (Belgrade, Sérvia)

O clássico entre Partizan e Estrela Vermelha põe fogo no frio do Leste Europeu, às vezes literalmente, como aconteceu em novembro do ano passado. O clássico sérvio é considerado um dos mais quentes da Europa. 

14 - Galatasaray x Fenerbahçe (Turquia)

Galatasaray vs. Fenerbahce (Istanbul, Turkey)

Apesar de Istambul ter muitos clubes e muitas rivalidades, nenhuma se compara ao embate entre Galatasaray e Fenerbahçe, chamado de "Derby Intercontinental". O clássico leva esse nome, pelo fato do Galatasaray ser da parte europeia de Istambul e o Fenerbahçe ser da parte asiática da cidade.

13 - Rangers x Celtic (Escócia)

Rangers vs Celtic (Glasgow, Escócia)

O clássico de Glasgow na Escócia é uma das maiores rivalidades do mundo, porque vai além do futebol, passando pelas diferenças religiosas e ideológicas. Desde 2012, quando o Rangers foi rebaixado para a quarta divisão escocesa, não se vê o maior clássico da Escócia, porém em breve já poderemos ver novamente essa rivalidade histórica. 

12 - Boca Juniors x River Plate (Argentina)

Boca Juniors vs. River Plate (Buenos Aires, Argentina)

O "Superclássico" da Argentina, o confronto entre Boca Juniors e River Plate é considerado uma das maiores rivalidades de todo o mundo. Clubes mais populares da Argentina, há uma grande disputa entre os aficionados, que se apelidam. Enquanto os torcedores do Boca chamam os do River de "Galinhas", os do River respondem, chamando os torcedores do Boca de "Porcos". Em 1968, um episódio trágico matou 71 torcedores no Estádio Monumental, do River.

11 - Orlando Pirates x Kaizer Chiefs (África do Sul)

Orlando Pirates vs Kaizer Chiefs (Soweto, África do Sul)

Apesar de pouco conhecidos no mundo, Orlando Pirates e Kaizer Chiefs fazem no Soweto, na África do Sul, um dos maiores clássicos do futebol mundial. Não só pelo lado futebolístico, o clássico também ficou marcado como uma forma de escapar da vida cotidiana levada na África.

10 - Manchester United x Manchester City (Inglaterra)

Manchester City vs Manchester United (Manchester, Inglaterra)

Abrindo o Top 10, o clássico de Manchester foi disputado pela primeira vez em 1981 e até pouco tempo atrás, o lado azul era considerado pelo United, o "Primo Pobre", o que não pode ser dito mais. Um dos clubes mais ricos do mundo, o Manchester City tem proporcionado grandes clássicos contra o United e tem levado a melhor na maioria.

9 - Real Bétis x Sevilla (Espanha)

Real Betis vs. Sevilla (Seville, Spain)

Uma das maiores rivalidades da Espanha, o clássico entre Real Bétis e Sevilla completará 100 anos em 2015. Resta saber se teremos esse clássico no ano que vem, já que o Bétis está na segunda divisão da Espanha. Nos últimos anos, nem mesmo a superioridade técnica do Sevilla tem feito com que o clássico se torne menos atrativo.

8 - Legia Varsóvia x Wisla Cracóvia (Polônia)

Legia Varsóvia vs Wisla Cracóvia (Derby da Polónia)

A maior rivalidade do futebol polonês, é marcada principalmente pelo confronto nas arquibancadas e não é motivada só pelo futebol, já que há uma rivalidade história entre as cidades de Varsóvia e Cracóvia.

7 - Flamengo x Fluminense (Brasil)

Flamengo vs Fluminense (Fla-Flu)

Único representante brasileiro na lista, o clássico Fla-Flu foi considerado uma das maiores rivalidades do mundo. Recorde-se que em 1963, impressionantes 194.603 pessoas assistiram o clássico entre os clubes cariocas no Maracanã. Em mais de 100 anos de história, já são quase 400 partidas entre os times, com uma pequena vantagem para o Flamengo.

6 - Ajax x Feyenoord (Holanda)

Ajax vs Feyenoord (De Klassieker)

Simplesmente "O Clássico", Ajax e Feyenoord proporcionam uma das maiores rivalidades do mundo. O clássico tem ficado marcado principalmente pela violência nas arquibancadas. Em 1997, um torcedor do Ajax foi espancado até a morte. Já em 2005, os torcedores do Ajax demoliram um trem e houve confronto fora do estádio. Em 2009, os prefeitos de Amsterdã e Feyenoord selaram um acordo de torcida única por cinco temporadas.

5 - Barcelona x Real Madrid (Espanha)

Barcelona vs Real Madrid (El Clasico)

Também chamado de "O Clássico", Barcelona e Real Madrid abre o Top 5 das maiores rivalidades do mundo. Apesar de não terem proximidades geográficas, Barça e Real têm motivos de sobra para se confrontarem, tanto pelo lado político, quanto pelo esportivo. Quando se encontram, o mundo para para assistir.

4 - Manchester United x Liverpool (Inglaterra)

Manchester United vs Liverpool (noroeste da Inglaterra)

Apesar de não ter nenhum nome para o clássico, o fato de Manchester United e Liverpool serem os maiores campeões na Inglaterra, fazem do confronto uma das principais rivalidades do mundo. Outro fator que acirra a rivalidade é as cidades, apesar de não term proximidades, Liverpool, situado no noroeste da Inglaterra, ponto de negociação e Manchester, maior centro comercial, aquecem ainda mais o jogo entre as duas equipes.

3 - Paris Saint-Germain x Olympique de Marselha (França)

Paris Saint-Germain vs. Marseille (Le Classique)

"O Clássico" da França, PSG e Olympique de Marselha são os únicos franceses que foram campeões europeus. A diferença cultural nas cidades, também fazem do clássico uma das grandes rivalidades do mundo, que muita das vezes fica marcado pela violência entre as torcidas.

2 - Athletic Bilbao x Real Sociedad (Espanha)

Athletic Bilbao x Real Sociedad (Basque Derby)

O charmoso clássico da região basca, foi considerado a segunda maior rivalidade do futebol mundial. Vizinhos, Athletic Bilbao e Real Sociedad mantém a política de ter apenas jogadores nascidos na região. Apesar da Real Sociedad "relaxar" um pouco nesse sentido, o Athletic Bilbao se mantém firme nessa política.

1 - Arsenal x Tottenham (Inglaterra)

Arsenal vs Tottenham (Londres, Inglaterra)

Não é preciso ter violência para se ter uma grande disputa. Sem histórico de confrontos fora das quatro linhas, Arsenal e Tottenham, que já é considerado pela maioria o maior clássico da Inglaterra, foi eleito também a maior rivalidade do mundo. Um se "orgulha" em ser diferente do outro, devido à diversidade cultural no norte de Londres. Desde 1887, Arsenal e Tottenham acumulam 178 partidas, com 77 vitórias do Arsenal, 54 do Tottenham e 47 empates.
Compartilhe no Google Plus