ESPECIAL: Site alemão lista os principais fracassos da história da Bundesliga, que tem quatro brasileiros

Um levantamento feito pelo site alemão "FussballTransfers", traz os maiores fracassos da história da Bundesliga. Com 14 jogadores, a lista se destaca pelo números de atletas brasileiros: quatro no total. Confira:

Thiago Neves - Hamburgo


Contratado em 2008, por 9 milhões de euros, com status de grande reforço, o meia Thiago Neves teve o peso de substituir o holandês Rafael Van Der Vaart, que havia sido contratado pelo Real Madrid. Com 23 anos na época, só atuou em 9 partidas pelo Hamburgo e deixou o clube alemão sem ter marcado nenhum gol.

Sorte para o Hamburgo, que conseguiu vendê-lo por 7 milhões de euros para o Al-Hilal, dos Emirados Árabes e não teve tanto prejuízo, pelo menos no lado econômico.

Alex Silva - Hamburgo


Além de Thiago Neves, o Hamburgo contratou também em 2008, o zagueiro brasileiro Alex Silva, que tinha uma "missão" tão difícil quanto a de Thiago Neves: substituir o belga Vincent Kompnay, contratado pelo Manchester City. O Hamburgo investiu 6,2 milhões de euros por 50% dos direitos econômicos de Alex Silva e deve se arrepender do negócio até hoje. 

Pelo Hamburgo, Alex Silva fez 27 jogos e marcou um gol. Em 2010, foi emprestado ao São Paulo e, no ano seguinte, deixou o Hamburgo em definitivo, ao se comprometer com o Flamengo, que pagou 2 milhões de euros pelo jogador.

Luizão - Hertha Berlim


Com o título de campeão mundial na bagagem, o atacante Luizão chegou ao Hertha Berlim em 2002, rodeado de expectativa pelos torcedores. Porém, não demorou muito para os aficionados do time da capital alemã, se frustrarem com a contratação do atacante brasileiro.  Prejudicado com lesões, Luizão deixou o Hertha Berlim em 2004, após jogar 36 partidas e marcar 6 gols pelo clube alemão.

Carlos Alberto - Werder Bremen


Contratação mais cara da história do Werder Bremen o meia brasileiro Carlos Alberto certamente não deixou nenhuma saudade no clube alemão. Com os títulos da Liga dos Campeões (2004 - Porto) e do Campeonato Brasileiro (2005 - Corinthians) na bagagem, Carlos Alberto foi contratado por 8 milhões de euros pra ficar apenas 195 minutos em campo pelo Werder Bremen. 

Marcelo Moreno - Werder Bremen


Um ano após ter contratado Carlos Alberto, o Werder Bremen não teve sorte, novamente, com as suas contratações. Em 2008, o clube alemão trouxe, por empréstimo, o atacante boliviano Marcelo Moreno, junto ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Com a missão de substituir o peruano Claudio Pizarro, Marcelo Moreno decepcionou na Alemanha e deixou o Werder Bremen após jogar apenas 65 minutos, divididos em 5 partidas.

Havard Flo - Werder Bremen


Um dos grandes jogadores noruegueses da década de 90, o atacante Havard Flo começou uma decadência em sua carreira após a transferência para o Werder Bremen, em 1997. Pelo clube alemão, jogou, 55 partidas e marcou míseros cinco gols. Em apenas 17 partidas jogou todos os 90 minutos. Em 1999, foi negociado com o Wolverhampton, da Inglaterra.

Ali Karimi - Bayern de Munique


Um dos maiores jogadores da história do Irã, o meia Ali Karimi acertou transferência para o Bayern de Munique, em 2005, após impressionar a serviço do Al-Ahli. Porém, em dois anos no clube alemão, Ali Karimi decepcionou, acumulando um total de 42 partidas e quatro gols marcados.

Vahid Hashemian - Bayern de Munique


O Bayern de Munique não teve sorte com jogadores iranianos em seu time. Um ano antes de contratar Karimi, o clube bávaro apostou no atacante Vahid Hashemian, pagando 2 milhões de euros ao Bochum pelo negócio. No entanto, sua estadia no Bayern durou apenas um ano, em que marcou um único gol em 15 partidas.

Luuk de Jong - Borussia M'Gladbach


Há dois anos atrás, o Borussia M'Gladbach pagou importantes 12 milhões de euros pelo atacante holandês Luuk de Jong, então destaque do Twente, mas deve se arrepender do negócio. Em sua primeira temporada pelo clube alemão, marcou apenas 6 gols e encerrou sua passagem pelo Borussia, com modestos 8 gols em 45 partidas. Na última janela de transferências, foi negociado com o PSV, da Holanda, por 5,5 milhões de euros.

Jurado - Schalke 04


Um bom exemplo de dinheiro mal gasto, foi o investido pelo Schalke 04 na contratação do meia espanhol Jurado. Contratado por 13 milhões de euros, em 2010, com status de craque, o meia assinou um contrato milionário recebendo 4,5 milhões de euros por temporada. Após duas temporadas no time alemão, Jurado deixou o Schalke com números bem abaixo do esperado: 72 partidas, 9 gols e 13 assistências, ou seja, cada gol de Jurado pelo Schalke, custou cerca de 2,5 milhões de euros (R$ 7,5 milhões), aos cofres do clube alemão.

Em 2012, Jurado foi parar no Spartak Moscou, da Rússia, contratado por 3 milhões de euros.

Orlando Engelaar - Schalke 04


Em 2008, o volante holandês Orlando Engelaar chegou ao Schalke 04 juntamente com o atacante Jefferson Farfán, que foram os dois grandes reforços do clube alemão para àquela temporada. Enquanto o atacante peruano se destacou, Engelaar foi motivo de "chacota" e deixou o Schalke após apenas um ano e 35 jogos. Hoje, aos 35 anos, Engelaar encontra-se sem clube.

Carlos Grossmüller - Schalke 04


Em 2007, o Schalke 04 trouxe o meia uruguaio Carlos Grossmüller, porém o investimento de 3,5 milhões de euros foi "por água abaixo". Após 22 partidas e um gol marcado, o jogador deixou o Schalke para jogar no Lecce, na Itália.

Viktor Ikpeba - Borussia Dortmund


Campeão da Liga dos Campeões em 1997, o Borussia Dortmund fez uma importante aquisição dois anos depois da histórica conquista. Em 1999, o clube alemão pagou cerca de 7 milhões de euros ao Monaco e trouxe o atacante nigeriano Viktor Ikpeba, com status de reforço de peso. No entanto, os 4 quatro gols em 35 jogos rendeu ao atacante nigeriano o título de uma das piores contratações da história do Borussia Dortmund.

Em 2002, Ikpeba deixou o Borussia Dortmund e acertou com o Bétis, da Espanha. Em 2004, se aposentou, aos 30 anos.

Yildiray Bastürk - Stuttgart


Camisa 10 do Bayer Leverkusen na final da Liga dos Campeões de 2002 contra o Real Madrid, o meia turco Bastürk chegou ao Stuttgart cinco anos depois, ainda com status de grande jogador. Mesmo sabendo da facilidade com lesões, o Stuttgart resolveu lhe dar um contrato de três anos, que até foi cumprido, porém muito mal cumprido... Em três temporadas pelo Stuttgart, Bastürk atuou em 43 partidas, com quatro gols e seis assistências. 
Compartilhe no Google Plus