FUTUROS CRAQUES: Alen Halilovic, do Barcelona - O "Messi Croata" do clube espanhol

Postada em 21 de Julho de 2014 - Por: Rodrigo Rodrigues
Colaborou: Igor Max


Após a pausa para a Copa do Mundo, a coluna "Futuros Craques" está de volta e nesta 12ª edição, o protagonista é o jovem meia Alen Halilovic, a nova joia do Barcelona. 

FICHA TÉCNICA
Nome: Alen Halilovic
Data de Nascimento: 18 de Junho de 1996 - 18 anos
Naturalidade: Dubrovniik - Croácia
Pé Preferencial: Canhoto
Altura: 170 cm
Peso: 61 kg
Clubes: Dínamo Zagreb e Barcelona
Títulos: 2 Campeonatos Croatas (12/13 e 13/14) e 1 Supertaça da Croácia (2013)
Contrato: Junho/2019
Valor de Mercado: 6,5 milhões de euros
Jogos na Carreira: 85
Gols: 14

Apelidado de "Messi Croata", Alen Halilovic é mais um dos inúmeros talentos que vem surgindo no futebol croata nesta década, porém, o jogador de apenas 18 anos é, sem dúvida alguma, a principal revelação do país e considerado a próxima grande estrela da seleção da Croácia. 


Tudo na carreira do jogador tem sido precoce. Sua estreia no time profissional do Dínamo Zagreb aconteceu no dia 27 de setembro de 2012, aos 16 anos, justo no grande clássico contra o Hajduk Split. Na ocasião, Halilovic entrou nos dez minutos finais da partida e se tornou o jogador mais jovem a estrear pelo Dínamo Zagreb. O seu primeiro gol com a camisa do Dínamo veio logo na partida seguinte, na goleada sobre o Slaven Belupo por 4 a 1. Halilovic saiu do banco de reservas e marcou um golaço, se tornando o jogador mais jovem a fazer um gol na história da primeira divisão da Croácia. (Veja o gol abaixo).



Em sua primeira temporada pelo Dínamo Zagreb, Halilovic ainda jogou a Liga dos Campeões pelo time croata, tendo atuado em três partidas da fase de grupos, duas contra o PSG e uma contra o Porto. Porém, nesses três jogos só atuou em 13 minutos, já que sempre entrava no fim da partida. Encerrou a temporada, com 21 partidas, dois gols marcados e uma assistência.

Na temporada seguinte, 2013/2014, foi mais utilizado. Jogou 40 partidas em quatro competições diferentes: a 1.NHL (Primeira divisão da Croácia), Hrvatski Kup (Copa do Croácia), a Liga Europa e os Playoffs da Liga dos Campeões. Marcou 6 gols e deu 3 assistências.

SELEÇÃO:

61199 Bayern reportedly beat Tottenham to signing of ‘new Modric’

Halilovic passou por todas as seleções de base, desde a sub-15 até sub-21. Em 10 de junho de 2013 fez sua estreia pela seleção principal, no amistoso contra Portugal. Partida em que a Croácia perdeu por 1 a 0. Alen Halilovic entrou aos 5 minutos do segundo tempo. 

Pela seleção principal, ainda jogou mais dois amistosos. Contra a Coreia do Sul e Liechtenstein. Nas duas partidas, a Croácia venceu, por 2 a 1 e 3 a 2 respectivamente. 

Havia uma grande expectativa para que o jogador fosse convocado por Niko Kovac para a Copa do Mundo no Brasil. Porém, Halilovic não apareceu nem na lista dos 30 pré-convocados para o Mundial. 

BARCELONA:


Aos 17 anos, Halilovic foi contratado pelo Barcelona, que pagou 2,2 milhões de euros ao Dínamo Zagreb. Primeiramente, o jogador atuará no Barcelona B, que disputa a segunda divisão do Campeonato Espanhol, mas pelo talento que tem, logo logo estará atuando no time principal do Barcelona. 

No último sábado (19), Alen Halilovic fez a sua estreia pelo clube catalão. A partida foi contra o Recreativo Huelva, que valia o Troféu Colombino. E a exibição do jogador logo em sua estreia pelo Barcelona, já lhe rendeu elogios por toda a imprensa espanhola. Ontem (20), Halilovic estampou a capa do jornal catalão "Sport" e no site "Mundo Deportivo", a partida de Halilovic lhe rendeu os seguintes títulos: "De bom a extraordinário" e " O Craque Inesperado".


Veja os melhores momentos da estreia de Halilovic pelo Barça




Veja lances de Halilovic pelo Dínamo Zagreb

Compartilhe no Google Plus