A ressurreição dos campeões na Premier League

Postada em 23 de Abril de 2014 - Por: Mathews Moura


Novo integrante do Blog do Tigrão, Mathews Moura analisa a brilhante temporada dos Reds e seus responsáveis.


Lá se vão vinte e quatro anos desde a última conquista dos Reds, na Premier League. Faz mais de duas décadas que um dos maiores clubes da Inglaterra, e do mundo, não erguem o tão cobiçado troféu da mais disputada liga nacional. Todo esse tempo de seca não se resume a trevas, os Reds conquistaram três Copas e duas Supercopas da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa, uma Supercopa da UEFA, uma UEFA Europa League, e a maior competição de clubes do mundo – a UEFA Champions League, e ainda um vice-campeonato no Mundial de Clubes. Para os apaixonados adeptos dos Reds, que nunca deixaram o seu time caminhar sozinho, o título da Premier League, não conquistado nesse período, significa muito. Os Reds assistiram seus rivais viverem grandes momentos, como o Manchester United que se transformou na maior potência do futebol inglês, conquistando vinte títulos da Premier League, dois a mais que o Liverpool.

Uma das explicações para a ausência dos Reds no cenário de conquista da Premier League, é o fato de o poder econômico ter tomado conta do futebol, com grandes investidores comprando times de pequena expressão e transformando-os em grandes potências, como o Manchester City e Chelsea. O Liverpool não acompanhou esse crescimento econômico dos times, ficando assim na poeira desse desenvolvimento. O United, nesses anos de glória investiu em estratégias de marketing e expandiu significativamente seu poder monetário, já o Chelsea e o Manchester City, foram comprados por bilionários e se tornaram grandes times, em um curto espaço de tempo.

Nesses vinte e quatro anos sem conquistas na liga nacional, o Liverpool passou a ser um time desacreditado pelos os fanáticos do futebol e pelos fãs que acompanham de perto a Premier League. Mas na temporada 2013-2014, parece que a história não se repetirá. Faltando apenas três rodadas para o fim do campeonato inglês, o Liverpool lidera com 80 pontos, cinco pontos à frente do Chelsea de Mourinho, que se concentra na semi-final da Champions League, fator que pode ajudar os Reds nessa reta final. Fora isso, os Reds só dependem de si mesmos para faturarem esse tão esperado título novamente.



Foto: EPA

Mas quem são os personagem dessa ‘’Ressurreição Vermelha’’? Em primeiro plano podemos destacar Steven Gerrard, alicerce do time, liderando há vários anos essa equipe com paixão, garra, e claro, muito talento. Um líder dentro de campo, referência para os demais jogadores, incansável. Em seguida, com grande destaque, o artilheiro, o matador, o polêmico, Luis Suarez, artilheiro isolado da competição, com 30 gols. Além de atuações brilhantes, sempre fazendo a diferença. Um craque! E o que falar do trio de garotos Sturridge, Sterling e Coutinho? Sturridge, com vinte gols é vice-artilheiro da liga. Jovem, habilidoso, adquirido do rival Chelsea, o garoto chegou e está mostrando porque ele é um dos destaques dos Reds. Sterling, é o garoto de ouro do Liverpool, com seus dezenove anos de puro talento, habilidade, carisma. Entra em campo e incendeia o jogo, anotem o nome desse garoto. E o Philippe Coutinho, quem diria hein? De um status de promessa fracassada, para um camisa 10 do líder da Premier League. Decisivo em momentos cruciais da liga, mostrando grande potencial, com apenas vinte e um anos. E muitos brasileiros que criticavam o garoto (inclusive eu! Admito!), hoje pedem a sua convocação para a copa. Como esse mundo do futebol dá voltas, hein?! Na zaga, Skrtel e Agger contam com a ajuda dos contratados Kolo Touré e Mamadou Sakho, mantendo a solidez da defesa. 

Juntos Suárez e Sturridge têm 50 gols e supera o ataque de 12 times da Premier League. Foto: Getty

Não podemos esquecer também de quem lidera esse time do lado de fora do campo, o técnico Brendan Rodgers, que impôs um futebol ofensivo, que faz do seu time ter o melhor ataque da competição, com 96 gols até aqui. O técnico da uma nova cara ao time. Evitando o futebol truncado da Inglaterra, ele faz um time ofensivo, que mescla craques experientes como Suarez e Gerrard, com garotos de grande potencial, Coutinho, Sturridge, Sterling, Iago Aspas, Henderson, Victor Moses, Mignolet entre outros, e também a presença de jogadores experientes, de grande qualidade, como Skrtel, Agger, Kolo Touré, Glenn Johnson, Lucas Leiva.

Um time que está nos eixos, e caminha para a glória, resta agora esperarmos as três últimas rodadas da Premier League. O Liverpool está no rumo, no caminho para acabar com essa seca de incríveis vinte e quatro anos. E para os torcedores dos Reds bastam continuarem caminhando com o Liverpool, porque dentro do campo há uma equipe que está rumo ao título Inglês. É uma questão de tempo para o time da terra dos Beatles conquistar a Premier League novamente, e todos ouvirem os cantos de ‘’You’ll Never Walk Alone’’ tomarem conta de toda a Inglaterra! Go Reds!



Moura, Mathews
Compartilhe no Google Plus